Últimos três títulos cariocas do Flu foram com Abel Braga: "Aqui tudo começou para mim"
Se tem uma coisa a que Abel Braga se habituou em sua carreira foi erguer troféus. E no Fluminense, é claro, não foi diferente. Neste domingo, ele conduziu o Time de Guerreiros a mais uma conquista, ao derrotar o Flamengo na final do Campeonato Carioca. Os últimos três títulos estaduais do Tricolor, aliás, foram sob o comando do segundo técnico com mais jogos pelo clube. Abelão já havia levado o Flu às conquistas de 2005 e 2012.
Abel está em sua quarta passagem pelo Fluminense e sagrou-se campeão em todas elas. Ele é o segundo técnico com mais partidas pelo clube, tendo comandado a equipe em 345 oportunidades, atrás apenas do histórico Zezé Moreira (com 500 jogos).
“Aqui tudo começou para mim. Era um menino, que morava na Penha, estudava, classe média meia baixa, mas fui aprendendo muito, com meu primeiro treinador, uma série de pessoas, até que chega aquele momento profissional que tem de deixar o sentimento um pouco de lado. Fui para o Vasco, que é um grande clube, seleção brasileira, Paris Saint-Germain… Mas isso não quer dizer esquecimento. A relação com o tricolor é muito forte. Não sou e nem quero ser unanimidade, isso não existe em lugar nenhum, mas tenho certeza que a torcida do Fluminense gosta muito de mim, da mesma maneira que os amo.
Abel Carlos da Silva Braga nasceu em 1952, ano em que o Fluminense se sagrou campeão mundial. Ao longo desses 69 anos, aquele menino que ainda jovem iniciou sua carreira como jogador nas Laranjeiras se desenvolveu e ganhou o mundo. Enquanto atleta, ajudou o Tricolor a conquistar três títulos estaduais e chegou à seleção brasileira olímpica que foi aos Jogos de Munique em 1972. Cada vitória e cada derrota como atleta ajudaram Abelão a pavimentar a estrada para uma carreira de ainda mais sucesso como treinador”, disse o técnico.
Em 2005, quando Abel chegou ao clube para trabalhar como treinador pela primeira vez, se fortalecia um laço que começara lá atrás, quando ele ainda dava os primeiros passos como jogador. Iniciava sua idolatria junto à torcida tricolor, após uma temporada que se encerrou com os títulos da Taça Rio e do Campeonato Carioca, o vice da Copa do Brasil e uma boa campanha no Brasileiro, em que o time ficou muito próximo de garantir uma vaga na Libertadores depois de 20 anos.
Abelão reencontrou o Fluminense em meados de 2011 e levou o time ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o time ganhou quase todos os campeonatos que disputou: Taça Guanabara, Campeonato Carioca e, por fim, Abel conquistou o único título que faltava em sua superlotada prateleira de troféus: o Campeonato Brasileiro.
A terceira passagem do treinador pelo Fluminense, entre 2017 e junho de 2018, também não chegou ao fim sem que ele gritasse “é campeão!”. Abel conduziu o Tricolor a mais dois troféus: a Taça Guanabara de 2017 e a Taça Rio de 2018.
Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!
- feliz 2024 fluminense Fluminense acerta o retorno de Lays
- forza 5 requisitos – Forza Horizon 5: Requisitos mínimos e configuração ideal
- foto de museu Coloque sua foto no Museu Fluminense FC! Venda será reaberta nesta terça
- quanto a umbro paga ao fluminense Fluminense renova contrato com a Umbro
- red bull e fluminense Com apoio de mais de 50 mil no Maracanã, Fluminense vence o Palmeiras pelo Brasileirão
- ranking dos melhores times do mundo 2023 Botafogo ganha 85 posições e alcança 20º lugar em ranking dos melhores times do mundo
- nós por elas flamengo Fluminense enfrenta o Flamengo pela semifinal do Carioca Feminino
- fla x flu vôlei feminino hoje Fluminense volta a enfrentar o Sesc Flamengo no Estadual Feminino de Vôlei